22 de Agosto “Postcards from Brazil” Gilvan Barreto

22 de Agosto “Postcards from Brazil” Gilvan Barreto
26 de July de 2017 Adriano Casanova

No dia 22 de Agosto a Casa Nova inaugura o projeto”Postcards from Brazil”, do artista Pernambucano Gilvan Barreto, na sala de projetos da Casa Nova, contemplado pelo Prêmio Marc Ferrez de Fotografia 2017.

“Postcards from Brazil” é uma espécie de atlas da violência nacional promovida pela ditadura militar brasileira. Mapas em imagens de paisagens que serviram de cenário para torturas, assassinatos e ocultação de cadáveres. Consta que 434 pessoas foram vítimas fatais do regime militar. A grande maioria destes crimes teve a natureza como palco dos assassinatos. A paisagem natural, grande vitrine nacional, oculta marcas profundas de crimes governamentais. Um paraíso violento pela própria natureza. O trabalho usa como fonte o recém lançado relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV). Os postais tratam de casos emblemáticos ocorridos em todo o território nacional. Alguns destes pontos turísticos foram massivamente divulgados através da Embratur. Criada pela ditadura em 1966, a Embratur tinha a função de melhorar a imagem do regime militar no exterior. Parte das imagens apresentadas neste projeto é resultado da apropriação de fotos dos bancos de imagem da própria Embratur e outros orgãos oficiais de turismo. Cada recorte extraído dos postais representa pelo menos uma pessoa que foi morta em cada paisagem.

Será apresentado também o video  “O Guarani” (6’17”), que fala sobre a violência institucional no Brasil, especialmente contra os povos indígenas. Enquanto a vitrola toca a opera adaptada por Carlos Gomes, em 1870, um líquido vermelho-sangue inunda o disco e distorce a sonoridade deste clássico nacional. A música é tema de A Voz do Brasil, noticiário radiofônico estatal de difusão obrigatória. Criado em 1935, é o mais antigo programa de rádio do Hemisfério Sul. Serviu como instrumento de publicidade governamental do Estado Novo e dos governos ditatoriais subsequentes. A obra ganha aqui uma versão criada especialmente para este vídeo.

[site do artista]