Passagem Paisagem @ Galeria Emma Thomas

Passagem Paisagem @ Galeria Emma Thomas
zweiarts

PASSAGEM PAISAGEM

Mostra coletiva com os artistas Bruno Rios, Victor Leguy, Pedro Maia, Hugo Frasa e Sara Não Tem Nome. Abril – Maio 2015

A galeria volta às suas origens como celeiro de talentos nacionais e inaugura no dia 04 de abril uma coletiva com cinco jovens artistas da cena nacional, com curadoria de Adriano Casanova e Emma Thomas. O título da mostra é homônimo a obra do artista Bruno Rios que estará na fachada da galeria como um Zeitgeist desta produção. As obras apresentam reflexões sócio-políticas não militantes ou panfletárias, mas não menos potentes em mensagens afinadas com o “agora”, utilizando os atuais recursos de ressignificação do entorno, poéticas reais-ficcionais e seus desdobramentos subliminares, cada um à sua individualidade.

São trabalhos de aparente instabilidade frente a suas organizações espaciais, econômicas, emocionais ou mentais, numa tentativa involuntária de reestruturar o mundo ou inverter alguma ordem.

Estas forças de atração e repulsão banais ou tradicionais unem as pesquisas ora apresentadas, sem um juízo de valor que as hierarquize – em uma assimilação irônica e por vezes até científica do esvaziamento existencial ou ético do cotidiano. Há um estado contemplativo niilista ou uma revelação das falhas que se apresenta como a grande potência deste conjunto. Como se estas perguntas não fossem mesmo ser respondidas e a intenção mais genuína pudesse naturalmente ser absorvida por circuitos, redes sociais, vernissages ou qualquer outra mecânica viciada. Nada parece imponente frente à massiva e superficial avalanche imagética contemporânea, o mundo real e virtual em constante esgotamento e esquizofrenia.