Yoann Saura

Yoann Saura
zweiarts

Tensegrity

Composta por 25 esculturas, a série Tensegrity, de Yoann Saura, é uma investigação em torno da noção de tensão. Todas as peças são compostas por três eixos, feitos de madeiras de demolição, que se equilibram por meio da tensão estabelecida pelas cordas que os conectam: a estrutura, às vezes de aparência frágil, se equilibra pelo fato de que cada eixo é uma espécie de contrapeso em relação aos outros. É, enfim, a tensão entre as suas partes que mantém a estrutura de pé.

Em algumas das peças, a madeira recebeu acréscimos de borracha, concreto ou metal, reforçando seu aspecto bélico. Como arreios de um mecanismo de tração animal, dão a impressão de tentar conter a força contida na madeira, como essa espécie de prótese que, presa ao corpo do boi, transforma sua força em trabalho mecânico. Em outras peças, mais delicadas, a transformação da força em trabalho parece estar associada ao universo naval: os eixos de madeira se levantam como mastros, como se contivessem a lona de uma vela inflada pelo vento.

Apesar de construídos de maneira simples, os volumes das esculturas da série contêm a força dessa tração – do boi, do vento. Estruturante, é ela que mantém as peças de pé, unidas, e que transforma a precária fragilidade dos materiais em potência.