“Lazy Bones” Toby Christian

“Lazy Bones” Toby Christian
zweiarts

A Casanova tem o prazer de apresentar “Lazy Bones”, a segunda exposição individual do artista britânico Toby Christian no Brasil. Composta por uma série de esculturas inéditas em mármore e uma intervenção pública de textos instalados no entorno da galeria, a exposição amplia a natureza dinâmica e recíproca entre a escrita e a escultura na produção do artista.
O título da exposição, “Lazy Bones”, é inspirado no nome do primeiro controle remoto de televisão com sucesso comercial lançado na Inglaterra. Fabricado em 1950 pela Zenith Radio Corporation, foi projetado para silenciar propagandas ou mudar os canais. Com ele, era possível controlar a ‘Byron’ TV, cuja tela, de acordo com a publicidade, além de estar instalada dentro de um ‘gabinete do século XVIII revestido de ricas folhas de mogno’ era ‘à prova de reflexo’ e ‘mais larga do que uma página de jornal’. O dispositivo em si, semelhante a uma granada dourada, era conectado ao aparelho de TV através de um longo cabo, o que acabou por iniciar o pensamento para uma solução sem fios. Toby Christian, nesse novo grupo de obras, considera o caráter formalista e ergonômico dos controles remotos produzidos em escala industrial. Em 2015, começou uma série de trabalhos escultóricos em pequena escala que abordam objetos projetados para caber nas nossas mãos e corpos. Nestas esculturas silenciosas, suas funções originais são removidas, dando espaço para a criação de novas transmissões e coreografias para a mão. Com precisão e nuance, estas obras ecoam para a série anterior “Apêndices”, (2008-), onde dedos de mármore surgem separados de seu corpo.
Partindo de um lugar onde a ergonomia do controle remoto é assertiva em relação ao trabalho do corpo, aqui a figura deste dispositivo remoto caminha para um espaço de adiamento, descontentamento, incerteza, esperança, extração, mudança, tédio, cansaço.
Na narrativa de Christian estas três esculturas de mármore, montadas na parede sobre folhas coloridas de papel A3, sugerem que cada uma sintoniza em seu próprio canal.

A obra Zeta Reticulans apresenta uma face oculta, extraterrestre, enquanto na obra AA Battery, no compartimento supostamente feito para as pilhas, revela-se o mármore bruto de Carrara. Em contraste, a obra Selling Sunset (Old Sky) é produzida em calcário e remodela um controle remoto da Sky TV como um esboço conceitual para uma peça de roupa.

Um conjunto de nove cartazes destacáveis são distribuídos e expostos no quarteirão ao redor da galeria. Em locais distintos, cada cartaz apresenta um trecho retirado de textos publicados e inéditos do artista da última década, colados em paredes, postes de luz e qualquer espaço disponível. Estes extratos curtos, potentes e abstratos vendem fragmentos de descrições e vislumbres de objetos, a serem retirados pelo público, rasgando o rodapé de cada página.
Ao serem levados para casa, escondidos em carteiras, ou caídos no chão como confetes, estes papéis rasgados e gastos lembram também a contribuição de Christian para a exposição colectiva Stick Stamp Fly, Gasworks, Londres (2007) onde um único cartaz amarelo rasgado no canto da sala deixou uma mensagem à imaginação.

Toby Christian (nascido em 1983, Boston, Lincolnshire) vive e trabalha em Londres. É professor de Belas Artes na Central Saint Martins, Universidade do Arts, Londres. Suas exposições e performances individuais recentes incluem Repeller with Good Gear, para StudioAudio, uma comissão da AICA-UK e PEER, estreando em Resonance FM (2020), Londres; Burners, Alessandro Albanese, Milão (2019); Old School New Body, Celine, Glasgow (2019); Trippy Scroller, PEER, Londres, (2018); The News, Swimming Pool, Sofia, comissariado por David Dale, Glasgow (2017); e Railing, Whitechapel Gallery, Londres (2017). O seu próximo livro “Commuters” será publicado por Koenig Books em 2021, e traz uma introdução de Chris Fite-Wassilak. Os seus livros Medidas (2013) e Colarinho (2017) também foram publicados pela Koenig Books.

 

Exposições: ‘Lazy Bones’ de Toby Christian.
Abertura: 18 e 19 junho 2021
Período: 22 junho de 2021 a 24 julho de 2021
Horário de visitação: terça a sexta-feira, das 12h às 19h.
Sábados, das 11h às 18h
Local: Alameda Lorena 1257, casa 4 – Jardim Paulista, São Paulo.