SP–Arte 2021: 20 a 24 outubro, na Arca.
Stand B-13
Alexandre Brandão, Alice Quaresma, Aldo Tambellini, Bernardo Glogowski, Ignacio Gatica, Lina Kim, Luiza Baldan, Michael Wesely, Renata Padovan e Toby Christian.
Alice, Bernardo, Luiza e Ignacio.
A Casanova apresenta uma seleção de obras produzidas por 4 artistas da mesma geração que conduzem suas pesquisas por mídias tradicionais; como a fotografia, a pintura e a escultura, e apontam para novos desdobramento para a arte contemporânea.
ALICE Quaresma mostra uma série inédita de imagens pensadas pelo viés da fotografia expandida. Em suas obras ela combina elementos da paisagem com intervenções digitais e manuais, inserindo gestos e movimentos para suas composições estáticas.
BERNARDO Glogowski desenvolve um trabalho em pintura com imagens retiradas das páginas de reportagens ou frames de telejornais, transplantadas para a tela. Estas reproduções, que normalmente são acompanhadas de artigos sobre suas tragédias e fatos assombrosos, desaparecem pelo ato pictórico do artista. Com um gesto semelhante aos dos pintores clássicos da história da arte, Bernardo revisita estes acontecimentos traduzindo o difícil ato que é viver no mundo atual, propondo uma narrativa cinematográfica e pictórica.
LUIZA Baldan explora exercícios de observação multissensoriais na fotografia documental, sejam em residências temporárias ou em trânsito. Na série “Pivô/Copan” a artista volta seu olhar para as transformações do centro da capital paulista, resultantes de processos de gentrificação e especulação imobiliária. Baldan coloca o foco nos acontecimentos deste cenário vertical metropolitano e na intimidade dos interiores dos edifícios.
IGNACIO Gatica questiona sistemas e estruturas sociais que configuram experiências históricas e pessoais ao abordar de maneira precisa os dilemas sociais modernos moldados às condições econômicas e políticas de seu tempo.
Esses signos políticos são documentos culturais que identificam novas estéticas dentro do campo da arte.