“Preceito Fundamental”, Arte em Defesa da Autonomia

“Preceito Fundamental”, Arte em Defesa da Autonomia
zweiarts

“Preceitos fundamentais” representam direitos civis que deveriam ser constitucionalmente protegidos, englobando vida, liberdade e propriedade. Esses direitos inalienáveis incluem a proteção contra tratamentos desumanos e degradantes, juntamente com a garantia de liberdade de expressão, manifestação de pensamento e igualdade na sociedade. No entanto, somos diariamente confrontadas com questionamentos sobre nossa liberdade em relação aos nossos próprios corpos e à capacidade de expressar nossas ideias, muitas vezes condicionadas pelas normas sociais que nos cercam.
A exposição que inaugura no próximo dia 28 de outubro, no Espaço CAMA em São Paulo, pelas galerias Casanova, Cavalo e Kubik, reúne trabalhos de 15 artistas mulheres e não binárias com o intuito de explorar temas como a intersecção entre expressão, sexualidade, escolhas religiosas e o direito à individualidade. “Apesar desses temas serem recorrentes nas pautas sociais e artísticas, pouco mudou na prática. Essas pessoas continuam enfrentando as mesmas violências que datam séculos”, afirma Maíra Marques, co-fundadora da plataforma Comadre que assina a curadoria da exposição, Gabriela Davies, sua parceira, complementa, “O nome da exposição, Preceito Fundamental, inspirado pela movimentação da ADPF442, reconhece que o direito sobre o corpo é concreto e não deve ser objeto de discussão.
A mostra pretende incitar a reflexão sobre as complexas interações entre autonomia, corpo e sociedade, proporcionando um espaço para explorar esses temas por meio da arte. Para isso, conta com a participação de Ana Clara Tito, Anna Costa e Silva & Nanda Félix, Ateliê Transmoras, Carla Santana, Claudia Jaguaribe, Geoneide Brandão, Giovanna Langone, Guler Ates, Lyz Parayzo, Márcia X, Maria Antonia, Polvo de Gallina Negra, Santarosa Barreto e Thix.
Por meio da venda das obras na exposição, a Comadre e o Espaço Cama destinarão uma parte dos recursos ao Projeto Vivas, organização sem fins lucrativos que auxilia mulheres e pessoas com a capacidade de engravidar a acessarem serviços de aborto legal, tanto no Brasil quanto no exterior.

Sobre a Comadre:
Comadre é uma plataforma de arte contemporânea, independente e colaborativa que tem o objetivo de lançar luz sobre temas necessários da nossa atualidade através de projetos culturais e artísticos. Fundada em 2023 no Rio de Janeiro, por Gabriela Davies e Maíra Marques, Comadre funciona de maneira nômade, que visa captar para projetos sociais a partir da arte, trazendo novos debates para a acessibilidade da arte.

Agradecimentos: Galeria Anita Schwartz, Casa Triangulo, Quadra Galeria, Galeria Superfície.

Abertura: 28.10 – das 12h-19h
Exibição: 28.10 – 09.12.2023